Grau II – Alquimia Interior e Potencialidades

A assimilação de nutrientes pelo corpo ocorre do mesmo modo que a assimilação do ar. São os mesmos processos, só que na assimilação de nutrientes os efeitos são mais palpáveis e densos. Os desejos transferidos à alimentação têm um efeito particularmente forte a nível material, pois estão sujeitos às irradiações densas e materiais dos elementos. Por isso, se o mago quiser alcançar algo em relação ao seu corpo ou tiver outros desejos materiais, deverá levar em conta esse aspecto – Franz Bardon.

Após realizar as transmutações dos aspectos negativos mais acurados, surgiu-me a ideia de tentar – através da alimentação e respiração conscientes, mais a autossugestão antes de dormir e após acordar – desenvolver a memória fotográfica, ou seja, aumentar a capacidade da mente de reter informações com facilidade e por maior tempo. 

Um dos pontos principais da transmutação, seja de um aspecto negativo para positivo ou do desenvolvimento de uma nova capacidade, é que dependendo do que você está buscando neste exercício, levará muito ou pouco tempo. Na transmutação da personalidade, é sensível as primeiras mudanças em algumas semanas. No desenvolvimento de capacidades mentais e espirituais, as mudanças relevantes surgem em no mínimo um mês – tempo mínimo do desenvolvimento de novas conexões neurais.

Quando estamos transmutando um aspecto da personalidade, o fator tempo é proporcional a forma que você lida com o exercício e sua vontade/intenção aplicada ao exercício. Por exemplo, ao inspirar o desejo, a inspiração deve conter extrema vontade e intenção, e durante o processo você deve sentir e imaginar o desejo concretamente, realizado e vivo em você. Você não irá começar o exercício desta forma, cada dia que realizar todas as etapas do ponto de vista do Grau II – respiração, alimentação e autossugestão – o processo se tornará cada vez mais intenso, estes exercícios não buscam apenas a transmutação da personalidade, mas também desenvolvem a vontade/intenção. 

Quando a intenção é desenvolver uma capacidade puramente mental, é preciso estar atento a neuroplasticidade cerebral e na alimentação em termos de nutrientes. Ao exercitar a mente diariamente com os três pilares do Grau I – Controle, Disciplina e Domínio – o cérebro irá, aos poucos, sofrer alterações positivas em suas estruturas. Novamente, isto requer tempo e uma alimentação adequada unida a atividade física que estimulam a saúde cerebral. O Magista deve buscar enxergar os alimentos como medicinas, não como meios de obtenção de prazer gustativo. Estudando e equilibrando a qualidade do que é ingerido, além de propiciar um maior desenvolvimento das capacidades ocultas, é despertado muito mais energia para os afazeres diários.

 
Bebidas alcoólicas prejudicam o desenvolvimento mental, como demonstra esta pesquisa: 

Além do câncer, efeitos da bebida são vistos também nos sistemas cardiovascular, gastrointestinal e nervoso central. De acordo com especialistas, mesmo o consumo moderado pode causar danos permanentes no corpo. “Quanto mais gente em uma população beber álcool, mais problemas esse país terá, independentemente da moderação do hábito”, resume Ilana Pinsky, psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead). O problema é ainda maior se o hábito for precoce. “É importante adiar o máximo possível o início do consumo. Estudos mostram que quanto mais cedo o jovem inicia a ingestão de bebida alcoólica, maior a probabilidade de ele ter dependência na faixa dos 20 anos”, alerta Ilana. Segundo a psicóloga, a bebida pode atrapalhar também a formação do cérebro do adolescente. A teoria foi comprovada em estudos como o da médica Alicia Ann Kowalchuk, que mostra que o consumo exagerado de álcool, mesmo isolado, afeta permanentemente o córtex pré-frontal, cujo desenvolvimento só termina aos 25 anos. “O álcool é neurotóxico e mata ainda mais células cerebrais sob altas concentrações de álcool no fluido cerebrospinal. No caso dos jovens, as conexões novas do córtex pré-frontal são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos do álcool que as dos adultos”, explica Alicia.  

A escolha de se abster totalmente do álcool é escolha pessoal do Magista, mas os fatos devem ser apresentados e conhecidos. O uso do tabaco (cigarro) também prejudica a neuroplasticidade. Para o cérebro funcionar é preciso sangue, a pessoa que traga (chupa) o cigarro coloca para dentro do corpo substâncias que fazem os vasos sanguíneos de todo o corpo se fecharem (vasoconstrição). Entre os alimentos que impulsionam positivamente a neuroplasticidade, temos os alimentos ricos em magnésio, a Ginkgo Biloba, as vitaminas do Complexo B, o Omêga-6, a vitamina D3 e no mínimo dois litros de água por dia, a falta de água no cérebro causa cansaço e esgotamento mental.

A vida hermética – buscar o desenvolvimento completo e em uníssono  do corpo, da mente e do espírito – não acontece apenas nas horas que reservamos para a execução dos exercícios, mas em todos os segundos, inclusive no conteúdo dos sonhos e emoções. Com quais emoções você se alimenta e cultiva? Diferentemente dos alimentos sólidos que são cultivados externamente, as emoções são cultivadas e regadas dentro de nós e quando negativas também prejudicam o desenvolvimento mental. A ansiedade, por exemplo, também torna mais difícil interiorizar a atenção para o autoconhecimento ou a prática contemplativa, uma vez que o cérebro se mantém em processo de análise para garantir que não haja nenhum problema. As tendências negativas alimentam ou intensificam outras emoções desagradáveis, como raiva, tristeza, depressão, culpa e vergonha. Enfatizam falhas e perdas passadas, subestimam habilidades atuais e exacerbam futuros obstáculos. Assim, a mente tende a fazer julgamentos injustos a respeito do caráter, da conduta ou das capacidades de uma pessoa. A carga de julgamentos desse tipo pode deixá-lo esgotado (Rick Hanson, 2012). As emoções negativas drenam rapidamente nossas reservas energéticas.
Por estes e os outros motivos apresentados a melhor forma de treinamento é o treinamento constante. A palestra que se segue é de um médico conceituado, ele disserta em detalhes e com maiores informações sobre a neuroplasticidade.




Bons treinos,
L.A.


JOSÉ, Ricardo. Neuroplasticidade e Sabedoria. Disponível em: <http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2011/07/neuroplasticidade-e-sabedoria-parte-i.html>. Acesso em <12/04/2018>

MACHADO, Roberta. Mesmo a ingestão moderada de álcool causa prejuízo ao organismo. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/08/28/interna_tecnologia,314282/mesmo-a-ingestao-moderada-de-alcool-causa-prejuizo-ao-organismo.shtml>.Acesso em 12/04/2018.

FIEURY, Caio. Como Aumentar a Neuroplasticidade. Disponível em: <http://primalbrasil.com.br/como-aumentar-a-neuroplasticidade-cerebral/> . Acesso em 12/04/2018.

HANSON, Rick: O Cérebro de Buda. São Paulo: Alaúde, 2012.

2 comentários: