Astrologia, Psicologia e a Instrução Mágica da Alma (I)


No exercício de introspecção ou autoconhecimento na segunda parte do Grau I, Franz Bardon introduz a identificação dos aspectos positivos e negativos da personalidade, conhecidos no vocabulário popular como qualidades e defeitos. E no início da mesma obra cita: "A prova dos efeitos dos elementos em relação aos Tattwas, para o uso pessoal, consta de modo suficientemente explícito nas obras astrológicas". Exemplificando brevemente, cada signo do zodíaco é regido por um elemento, assim como cada uma das doze casas da roda natural ou plana.


Primeira Casa: eu (a pessoa de quem é o mapa)
Segunda Casa: meu (o que me pertence)
Terceira Casa: aqui (meu ambiente imediato)
Quarta Casa: privado (minha vida privada)
Quinta Casa: amor dado (o amor que eu dou)
Sexta Casa: saúde física (estado do meu corpo)
Sétima Casa: você (o outro)
Oitava Casa: deles (posses dos outros)
Nona Casa: lá (lugares mais distantes)
Décima Casa: público (minha vida pública)
Décima primeira Casa: amor recebido (o amor que eu recebo)
Décima segunda Casa: saúde mental (estado de minha mente)

Os signos também são divididos em polaridades.



Em Magia Prática: O Caminho do Adepto, Franz Bardon cita os quatro temperamentos psicológicos:

Segundo seus elementos predominantes, podemos distinguir os temperamentos colérico, sanguíneo, melancólico a fleumático natural. O temperamento colérico nasce do elemento fogo, o sanguíneo do elemento ar, o melancólico do elemento água e o fleumático do elemento terra. 

O temperamento colérico possui, em sua polaridade ativa, as seguintes características boas: atividade, entusiasmo, estímulo, determinação, audácia, coragem, força criativa, zelo, etc. Na forma negativa são: voracidade, ciúme, paixões, irritação, agressividade, intemperança, impulso destruidor, etc.

O temperamento sanguíneo indica em sua forma ativa as seguintes características: compenetração, esforço, alegria, habilidade, bondade, clareza, despreocupação, bom humor, leveza, otimismo, curiosidade, independência, vigilância, confiabilidade, etc. Na forma negativa: susceptibilidade, auto depreciação, bisbilhotice, falta de perseverança, esperteza, tagarelice, desonestidade, volubilidade, etc.

O temperamento melancólico na sua forma ativa possui: atenção, generosidade, modéstia, afetividade, seriedade, docilidade, fervorosidade, cordialidade, compreensão, meditação, compaixão, serenidade, profundidade, credulidade, capacidade de interiorização a de perdão, ternura, etc. Na sua forma negativa possui: indiferença, derrotismo, timidez, falta de participação, inflexibilidade, indolência, etc.

O temperamento fleumático na sua forma ativa possui: atenção, presença, perseverança, ponderação, determinação, seriedade, firmeza, escrupulosidade, solidez, concentração, sobriedade, pontualidade, discrição, objetividade, precisão, senso de responsabilidade, confiabilidade, prudência, resistência, consequência, etc. Na forma negativa: insipidez, desleixo, autodepreciarão, indiferença, falta de consciência, aversão ao contato humano, lentidão, falta de agilidade, indolência, desconfiança, laconicidade, etc.

"Tudo o que foi criado, o macrocosmo e o microcosmo, portanto o grande e o pequeno mundos, formaram-se através dos elementos" – Franz Bardon.

Este fabuloso site https://www.astrolink.com.br/mapa-astral realiza um mapa astral organizando por elementos predominantes. Observe esta tabela do mapa astral de Joãozinho:

Na identificação dos aspectos positivos e negativos da personalidade, se Joãozinho usar esta ferramenta (a Astrologia) obterá grande auxilio. Logo percebe-se, através da Astrologia, que ele é uma pessoa predominantemente fleumático e em segundo lugar sanguíneo. Franz Bardon nos orienta a criar três colunas para inserir os aspectos da alma em ordem de intensidade. Provavelmente, os aspectos que Joãozinho colocará na primeira coluna terão ligação com o elemento Terra, e os da última coluna com os elementos Água e Fogo.

Se Joãozinho observar em quais casas do seu mapa astral estão concentrados a maior quantidade de planetas, também descobrirá outra grande chave para o autoconhecimento. O Mapa Astral em si é uma ferramenta magnifica e sua correspondência com os elementos deve ser analisada e estudada em prol da descoberta dos aspectos positivos e negativos da personalidade. Após a listagem de no mínimo cinquenta aspectos negativos e cinquenta aspectos positivos, poderemos passar para o Grau II. O site citado a cima é de grande ajuda e o atalho que este propõe não deve ser encarado levianamente, o Mapa Astral não substitui a reflexão e a anotação constante por intermédio da autoanálise.

Superficialmente, apenas com a tabela de predominância dos elementos é possível listar alguns aspectos positivos e negativos de Joãozinho. Não considerei, por exemplo, o posicionamento da Lua no Mapa Astral de Joãozinho que está em Áries (fogo), além de Saturno e o nódulo norte. Quando o praticante criar sua tabela, ela deve ser feita ponderamente, sempre refletindo. Se não conseguir encontrar uma resposta, medite sobre a pergunta/aspecto.



Obs: Foram usadas as características baseadas nos quatro temperamentos humanos, mas também é possível construir outras tabelas usando as características positivas e negativas dos signos e dos elementos propriamente ditos, mais sobre as características dos elementos serão mostradas na tradução do livro The Universal Master Key de Franz Bardon.

Joãozinho ficou impressionado com a exatidão deste método. Aviso solenemente que este meio não deve substituir jamais a auto reflexão e auto observação constante, é uma ótima forma para um ponta péinicial, se não souber por onde começar. A lista não deve jamais ser escrita automaticamente, cada aspecto, positivo ou negativo é uma pequeno reflexo do prisma que compôe tua personalidade. A seriedade para com o treinamento mágico abre muitas portas. Reflita muito e Caminhe sempre!


Pistas, nunca as respostas;
Boas práticas!
L.A.

Bibliografia

BUENO, C. M. S.; MATTOS, M. Curso Básico De Astrologiaː Introdução à astrologia e signos. [São Pauloː Cultivox. 2001].

BARDON, Franz: Magia Prática: O Caminho do Adepto; um curso em dez etapas teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Ground, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário