Grau I por Frater Veos

INTRODUÇÃO

Fico feliz por ver um crescimento constante na comunidade ocultista de aspirantes desejosos de perseguir a prática verdadeira da magia ao invés de somente a teoria. O sinal disso é evidente na citação constante de Iniciação ao Hermetismo, de Franz Bardon, que é feita nos fóruns espirituais, bem como as regulares mensagens privadas e e-mails que eu recebo de aspirantes pedindo ajuda nos Graus providos por Bardon. Como resultado de explicações anteriores que fiz sobre IAH, eu fiquei estupefato com a reação positiva, que ocorreu quase imediatamente quando pessoas me agradeceram a contribuição de tão pequena ajuda. Isso me indicou que existe uma alta demanda agora na comunidade ocultista por um comentário bom e prático do sistema de Bardon. Agora, ao mesmo tempo em que eu concedo algumas clarificações à teoria de Iniciação ao Hermetismo (referido como IAH de agora em diante), eu também tentarei manter este artigo como prático e utilizável o máximo possível, especialmente porque Rawn Clark já escreveu um comentário teórico excelente sobre IAH. Eu recomendaria que qualquer pessoa desejando praticar IAH faça download de uma cópia do bem conhecido comentário de Rawn. Dessa maneira, as pessoas terão o conhecimento teórico de Rawn e meu comentário prático. Isso assegurará uma boa compreensão das práticas (a meta do comentário de Rawn) bem como assegurar um progresso adequado e seguro pelos Graus (a meta deste comentário).
Eu escrevi este comentário sob o pensamento de que, “se eles farão a prática, eles deveriam saber pelo menos se estão fazendo corretamente”. Embora algumas pessoas diriam que IAH deveria ser dominado sem um mestre, a quantidade de e-mails e mensagens privadas que eu obtenho indica o inverso, bem como o fato de que o próprio Bardon aceitava estudantes para ensinar. Para a maioria das pessoas, eu desencorajaria seriamente a prática de IAH sem um Guru ou pelo menos um professor que já dominou os Graus. Eu digo isso por uma simples razão: IAH pode levar à auto-ilusão mais do que qualquer outro sistema que já vi. Muitas pessoas pensam que alcançaram sucesso até o Grau X, mas se eles fossem testados se acharia o resultado de que eles falham até no Grau
I.    
Dessa forma, o propósito primário deste artigo é assegurar que os Graus sejam praticados adequada e perfeitamente, de modo que o Aspirante possa de forma segura e bem-sucedida passar de Grau para Grau. Por essa razão e entre outras coisas eu tentarei dar quatro detalhes principais sobre cada Grau:

1.    Durações: Cada Grau tem uma duração de tempo “padrão” que se leva para dominar. Essas durações podem diferir de pessoa para pessoa, mas geralmente ficam bem próximas.

2.    Estágios de Progresso: Quase todo exercício em IAH tem estágios sucessivos de dominação, e eu tentarei explicá-los

claramente de modo que o estudante procurará por esses sinais de sucesso e saber se estão progredindo bem.

3.    Tempo ideal para o progresso: Isso é essencial ao se compreender minhas Durações, as quais, em alguns Graus, podem parecer um pouco extremas. Minhas Durações serão baseadas no que eu exijo dos meus estudantes (que é mais difícil), não o que Bardon requer. Portanto, mais tempo será preciso para a dominação da maioria dos Graus.

4.    Exercícios Extras: Muitos dos Graus de Bardon podem ser complementados com outros exercícios espirituais e meditações para ajudar o desenvolvimento pessoal e a evolução espiritual.

Procure por esses itens no comentário de cada Grau.

Agora, eu gostaria de explicar meu relacionamento pessoal com o IAH de Bardon de modo que você possa entender melhor algumas das declarações que faço. É claro o suficiente para mim que Bardon não escreveu seu IAH para renunciantes ou para pessoas que levam seu Sadhana (treinamento espiritual) como a coisa mais importante de suas vidas. Ele o escreveu para pessoas que trabalham o dia inteiro, têm famílias, comprometimento em atividades de entretenimento e de trabalho, etc., mas que querem também uma instrução espiritual em suas vidas. Seguindo um valor padrão de acordo com os requerimentos que Bardon dá, tal pessoa que praticasse não mais de 30 ou 40 minutos por noite deve permanecer num período de 7 a 10 anos para terminar os Graus I-VIII de IAH com algum sucesso. Tal pessoa poderia, sem dúvida, fazer apenas metade das coisas que Bardon diz que o sistema permite fazer. Ainda assim, é melhor do que nada. Se você quiser extrair alguns benefícios espirituais desse livro, porém, você precisará praticar boas duas horas por dia. Tal pessoa se tornará um mago verdadeiro tendo completado os Graus I-VIII em somente quatro ou cinco anos e sendo capaz de alcançar tudo que Bardon diz. IAH se torna um sistema de desenvolvimento espiritual muito real e próximo da perfeição para alguém que se dedica a ele de um modo forte. Essas pessoas serão capazes de coisas fenomenais. Dizendo isso, o estudante deve manter em mente uma coisa: a meta última de todo o treinamento de Bardon em seus três livros é a evolução espiritual (expansão da consciência e do espírito divino) e não apenas desenvolvimento espiritual (expansão do corpo astral e o desenvolvimento de habilidades mágicas). Se um mago tem a evolução ele terá também o desenvolvimento, mas um mago que tem todo o desenvolvimento do mundo  pode não ter uma gota de evolução espiritual. A consciência é a coisa mais importante. Eu não posso enfatizar mais do que isso! Não se torne um feiticeiro degradado! Erga-se e torne-se um Homem-Deus, em harmonia perfeita com o universo e com o espírito. Apenas então esse círculo de nascimento e de morte chamado reencarnação será superado. Apenas então você será uma alma liberta.

Agora, Daniel (conhecido online sob o nome “Prophecy”) e eu temos trabalhado alguns anos para desenvolver um sistema de Yoga que, em seus estágios preliminares, usa o treinamento de Bardon como espinha dorsal, e em seus altos estágios (depois que IAH é completado), usa a técnica lendária do Kriya Yoga como espinha dorsal. Como resultado disso, o tempo requerido para se treinar diariamente é consideravelmente maior devido a um sistema que te dá todo o desenvolvimento mágico de IAH, e todo o desenvolvimento espiritual da Yoga. O estudante padrão em nosso Ashram (centro espiritual de aprendizado onde os estudantes moram e praticam) gasta de três a quatro horas por dia fazendo sua Sadhana (treinamento espiritual) e são encorajados a, com o tempo, aumentar esse tempo a 8 a 10 horas por dia uma vez que eles aprendam a substituir muito de seu sono com meditação profunda. Por essa razão você verá que meus requerimentos para cada Grau são muito maiores do que os de Bardon em alguns lugares. Embora não necessário, eu recomendo muito que você se fixe nos requerimentos mínimos que eu dou se você quiser obter resultados muito reais de IAH. Além de minha experiência e a de Daniel de termos completado o treinamento de IAH, eu estarei usando muita informação e experiências que eu coletei de nossos estudantes que estão trabalhando progressivamente por todos os Graus. É assim que eu sugiro coisas como “tempo padrão de finalização” e os “estágios de sucesso” de cada Grau. Eles não foram inventados por mim, mas são os resultados de prática constante e observação de mim mesmo e de meus estudantes.

Você pode estar se perguntando o porquê de eu comentar apenas os Graus de I a VIII. Esses são os que eu chamo “graus essenciais”, porque eles devem ser dominados para, com sucesso e segurança, se seguir à prática da evocação mágica e a Kabbalah prática. Os graus IX e X são muito mais intrincados e complexos, e eu poderia escrever 100 páginas em cada Grau facilmente. Eles requerem um tempo incrivelmente longo para dominar, sendo igual ou maior ao tempo que se levou para completar todos os oito Graus prévios combinados. O décimo Grau, quando dominado e usado com outras práticas de Yoga, pode levar o mago a um estado de Samadhi acordado (união com Deus) chamado Sahaja Samadhi, que é o estado natural da consciência humana. Esse é um estado muito alto de consciência humana.

Na relação de Bardon e Yoga, eu acho que algumas palavras rápidas precisam ser ditas. O sistema de desenvolvimento espiritual dado por Bardon em IAH é a Yoga Tântrica essencialmente tradicional como fundada por Matsyendranath. Enquanto algumas das técnicas de IAH vêm claramente de espíritos com os quais Franz Bardon conversou durante muitas outras vidas, é óbvio que uma grande parte dos exercícios são da Yoga em natureza, alguns deles tirados direto das escrituras yógicas. Dessa maneira, entre muitas outras, Bardon era um gênio. Ele era conhecido por ter muito respeito pela Yoga, e muito provavelmente foi um Yogi em uma ou em algumas de suas vidas passadas. Acredito que os trabalhos de Bardon têm duas metas principais: IAH é sobre a evolução espiritual, enquanto A Prática da Evocação Mágica e A Chave para a Verdadeira Quabbalah têm a meta última de iniciação na Fraternidade Branca. Embora seja quase impossível encontrar a Fraternidade Branca (irmandade espiritual olhando pela evolução espiritual da humanidade) durante seu treinamento, é quase impossível evitá-la uma vez que o complete.

Eu darei exercícios extras ocasionalmente para ajudar com os Graus, mas evitarei dar muitas técnicas do sistema que Daniel e eu ensinamos porque elas requerem um professor constante e um estudante aplicado. Também, este será um comentário consideravelmente curto, se comparado ao livro que eu planejo escrever depois de ter uma quantidade suficiente de estudantes que tenham trabalhado em todos os oito Graus. O livro cobrirá tudo em maior detalhe, mas este comentário deve ser mais do que suficiente até lá. Espero que o apreciem.

INSTRUÇÃO MÁGICA DO ESPÍRITO

Controle dos Pensamentos

O primeiro exercício ao qual o estudante é introduzido é chamado, na Yoga, de “Chitti Nirodha”, que significa “restrição de pensamentos”. Bardon dá três estágios separados dessa técnica. No primeiro estágio, o estudante tenta somente assistir a própria mente. Isso é algo que a maioria das pessoas nunca fez antes. Uma vez que o estudante sente que pode claramente assistir o fluxo de pensamentos em sua mente, ele pode então progredir para desacelerá-los e se libertar de pensamentos negativos até que ele chegue a um estado de vazio, que é ideal para começar a maioria dos atos mágicos. De todos os exercícios no IAH de Bardon e em toda meditação yógica possível, esta prática é a base para todo o posterior Sadhana espiritual (treinamento). O discernimento constante é preciso. Você pensará que, depois de apenas um mês, você completou esse exercício que parece simples e estará mortalmente errado. Tal estudante terá de fazer, como centenas de outros estudantes já fizeram com IAH, repetir continuamente os primeiros Graus até que desista e saia do treinamento.

Há dois erros principais em IAH para a maioria dos estudantes. O primeiro é a tentação pelos exercícios posteriores, fazendo com que o estudante tenha um pensamento de cobiça e corra pelos Graus mais baixos para chegar aos mais altos. Alguns estudantes chegam até a pular Graus inteiros! Não importando quanto treinamento anterior você teve, se você pegar IAH ele deve ser seguido  do início ao fim. O segundo erro é este primeiro exercício. Há duas causas de falha neste passo inicial: a primeira é auto-ilusão e egoísmo fazendo o estudante pensar que já o completou, quando, na realidade, ele nem deu um passo. A segunda causa é a falha como resultado de desespero. Diferente do estudante comum, que fez um mês ou dois de prática e tomou sob controle, aparentemente, seus pensamentos e progrediu até descobrir que não consegue alcançar nem um milímetro a mais de sucesso no Grau II, o estudante que experimenta o segundo tipo de falha aqui tentou, verdadeira e honestamente, perseguir a prática. Eu te contarei o que ocorre. Há dois tipos de pensamentos que eu chamo de macro- pensamentos e de micro-pensamentos. O primeiro estudante (que falha por auto- ilusão) sucede apenas em reduzir os macro ou grandes pensamentos a nada. Isso é fácil e é normalmente alcançado num mês ou dois. Devido à falta de um professor, ele acha que terminou e vai para o próximo Grau para encontrar nada a não ser o fracasso. Depois desse estágio inicial de redução dos macro- pensamentos, o estudante que continua a praticar os exercícios vai sentar pra praticar logo depois, apenas pra descobrir que, onde antes havia 3 ou 4 pensamentos em cada 30 minutos, pularam de volta para 40 ou 50 interrupções em cada 30 minutos de prática. Isso causa o segundo tipo de falha, desespero. Esse estudante, esteja determinado ou sem o intermédio de um bom professor, estará exausto, sem esperanças. Ele dirá “Eu trabalhei esse tempo todo para nada! Eu devo fazer tudo de novo?” A resposta é sim.
Os macro-pensamentos são pensamentos muito maiores que têm a ver  com o dia-a-dia e suas atividades e situações normais. Tais pensamentos são aqueles experimentados mais no primeiro ou no segundo mês. Pensamentos de filmes que você assistiu, coisas que pessoas disseram, memórias do trabalho, planos para o futuro e eventos, etc., são pensamentos do dia-a-dia que correm desenfreados na mente. Uma vez que eles sejam reduzidos, o estudante encontra um universo inteiro de pensamentos menores que estiveram sempre lá, mas a mente nunca foi alerta o suficiente para senti-los. Eles são memórias muito antigas, emoções do passado, e particularmente memórias de momentos muito insignificantes e sem propósito em sua vida. Você pode ter uma memória de uma certa parte de um desenho animado que você assistiu quando tinha 3 anos de idade, de um almoço de 5 anos atrás, e coisas assim. Há muito mais desses do que dos macro-pensamentos. O estudante terá de repetir o mesmo processo de observação dos pensamentos, desacelerá-los e, no final, cortá-los, como ele fez com os macro-pensamentos, mas dessa vez vai levar muito mais tempo. Nas minhas experiências até agora, é normal para um estudante passar de 6 a 9 meses nesses exercícios.

Agora, Bardon diz que o estudante deveria almejar ser capaz de manter os pensamentos por pelo menos 10 minutos. Eu não encorajaria esse padrão baixo para alguém que deseje um sucesso real. Uma vez que consiga segurar a mente perfeitamente parada, vazia de tudo ou talvez com apenas dois ou três pensamentos por 30 minutos em uma sentada, então você pode se considerar num nível decente de proficiência nesse exercício e se tornou capaz de prosseguir ao Grau II uma vez que os exercícios do Grau I foram trabalhados e reforçados. Eu não digo que você o “dominou” de jeito algum. Leva anos para dominar verdadeiramente quaisquer dos exercícios e técnicas de Bardon, e de todas elas esta é a mais difícil de dominar. A mente nunca está completamente parada até você tiver atingido Sahaja Samadhi, um nível de auto-realização em vigília no qual o unmani avasta (o estado do não-pensar) ocorre. Então você terá dominado este Grau.

É bom ter um mestre para te ajudar neste Grau, bem como com todos os outros Graus, de modo que você não caia vítima da ignorância, do ego e da auto- ilusão, que levam o estudante a pensar que ele alcançou mais do que ele realmente alcançou. Para este Grau, o professor deveria ser capaz de entrar na mente do estudante e sentir ou diretamente assistir os movimentos de pensamentos. Dessa forma o professor será capaz de julgar quando os pensamentos se tornaram parados o suficiente para continuar o treinamento.
Há vários exercícios que ajudam a progredir neste Grau. O melhor que pode te ajudar é adotar uma rotina de hatha yoga (eu indico ao leitor o meu artigo sobre hatha yoga) empregando uma boa seleção de asanas e de pranayama. Quando feita regularmente antes dos exercícios, a rotina ajudará a parar o prana ou energia espiritual no corpo astral, fazendo com que os pensamentos parem também. Com essas práticas combinadas, o estudante pode estar certo de

conseguir sucesso completo. O estilo de vida que você adota também interfere na sua atividade mental. Se você come muitas coisas picantes, usa drogas, bebe álcool, vai assistir filmes e joga jogos demais, vai a eventos sociais e festas constantemente, etc., você passará muitos anos neste exercício. O estudante que percebe que nada é mais importante que seu progresso espiritual irá, sabiamente, cortar quaisquer interferências em seu Sadhana como se cortasse uma mão enferma, compreendendo como a vida diária pode interferir a vida interna. Você descobrirá, sob observação cuidadosa, quais coisas afetam suas práticas negativamente e você deve se livrar delas. Eu indico ao leitor, no meu artigo sobre Raja Yoga, a estudar os preceitos de Yama e Niyama que governam aspectos essenciais para um estilo de vida espiritual.

INSTRUÇÃO MÁGICA DA ALMA

Introspecção


Eu não posso enfatizar mais a importância deste exercício. O estudante deve ser diligente em criar duas longas listas de boas e más características pessoais, denominadas respectivamente Espelhos Branco e Negro. Não seja egoísta. Seja cruel consigo mesmo. É melhor ter um amigo que te conhece por muito tempo para ajudá-lo com isso. Carregue duas folhas de papel separadas (uma para cada “espelho”) com você o tempo inteiro, por pelo menos duas semanas, com uma caneta ou lápis, de modo que possa adicionar novos itens à lista no momento em que ocorrem a você durante o dia. Esse processo não tem realmente uma duração padrão, ao se observar que você estará trabalhando nele durante os próximos anos, passo a passo, golpeando vício após vício e harmonizando as qualidades na alma para alcançar o equilíbrio dos elementos. O método de se lidar com esses vícios e defeitos será falado no Grau II.
Uma vez que você tenha conseguido uma lista acurada, em uma ou duas semanas de contemplação firme e de ajuda externa, você deve se sentar e tentar arranjar os vícios e virtudes de acordo com os elementos. Não fique muito preocupado sobre a exatidão no início. Se você ler essa parte do Grau de IAH, Bardon dá vários exemplos para a classificação de elementos bem como na primeira parte de IAH, na Teoria. Com esses padrões e contemplação firme, o estudante será capaz de uma listagem bastante acurada de seus vícios e virtudes de acordo com os elementos.

INSTRUÇÃO MÁGICA DO CORPO

O Corpo Material


Neste Grau, uma série de exercícios é dada para ajudar o aprendiz a desenvolver um estilo de vida mágico. Se o leitor seguir o conselho que eu dei no fim do comentário sobre o controle dos pensamentos, você descobrirá que já está

de acordo com a maioria das coisas dessa parte. O autor recomenda pegar uma escova e escovar os poros da pele. Esse é um exercício especialmente bom para se acordar de manhã após um banho frio e tem alguma relação com os exercícios posteriores. É recomendado se aprender a gastar algum tempo respirando “conscientemente”. A prática do Pranayama é boa pra isso. Faça asanas para manter o corpo flexível e forte também. Todos os exercícios ajudam a preparar a mente para a meditação. O exercício regular mais importante é, sem dúvida, a assimilação consciente de comida (e bebida) no corpo. Isso é bom pra se fazer em toda refeição. Siga o conselho que Bardon dá nesta parte. Aprenda a aplicar a Magia da Água em cada banho que você tomar. É bom também pegar um copo de água antes de fazer os exercícios, e, se o tempo não permite um banho completo de manhã, lave suas mãos de maneira que se limpe de uma boa quantidade de lixo astral que coleta durante a noite. Ajudará a mente a se sentir mais “fresca”, especialmente em conjunto com o exercício de escovação dos poros. Como com o exercício anterior, esses exercícios não têm um  tempo padrão de realização porque eles deveriam ser feitos regularmente durante a vida do aprendiz.

CONCLUSÃO

Este Grau inteiro gira em torno dos exercícios de controle do pensamento. Seja vigilante em suas práticas. Se você seguir os preceitos dados por Bardon na Instrução Mágica do Corpo, bem como executar suas práticas yógicas de Asana e de Pranayama, você descobrirá que não apenas seu controle de pensamento melhora, mas também sua visão geral da vida e como você interage com ela. Para adicionar um exercício à Instrução Mágica do Corpo, eu falarei algo sobre “Vida Consciente”. Quer dizer, concentre-se em tudo que faz. Não deixe sua mente vagar. Desse modo, você será capaz de integrar seus exercícios de controle do pensamento à vida diária e ter sucesso rapidamente. Você deveria separar pelo menos seis meses para o Grau I. Seus sucessos nos exercícios de controle do pensamento determinarão seus sucessos no sistema inteiro de IAH. Gaste dois anos neste Grau se precisar, mas não avance até sentir ter conquistado a mente o suficiente para se sentar por 30 minutos com a mente parada e limitar a interferência dos pensamentos. Dois ou três pensamentos em 30 minutos são bons o suficiente para se progredir para o Grau II. Quando você conseguir fazer isso, você terá arranjado seus espelhos branco e negro da alma propriamente e estará pronto para avançar para o Grau II. Agora, eu não tenho intenção alguma neste artigo de descrever novamente cada prática de cada Grau. Eu farei referência a cada uma delas, mas ao ler isso você deveria ter IAH junto de você para compreender inteiramente o que digo. No livro que planejo, a primeira metade será uma tradução do IAH de Bardon e a segunda será o comentário, mas neste artigo seria laborioso demais descrever todos os exercícios que Bardon já, tão perfeitamente, explicou.

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BIBLIOGRAFIA

MURPHY, Chris. Comentários Sobre Iniciação ao Hermetismo de Franz Bardon. Traduzido por A.A.

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