O Diário Mágico

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas não sabem como fazer um diário mágico ou não sabem o que escrever nele ou não sabem da importância de mantê-lo – eu mesmo desconhecia todos esses três pontos antigamente. Portanto, este artigo dissertará sobre a importância do diário mágico ou como também é conhecido: The Books of Shadows (O Livro das Sombras). Basicamente, o diário mágico é um registro da sua vida, mas não apenas em termos biográficos, ele possui suas observações, seus aprendizados, seus diálogos em evocações, seus sonhos, seus treinamentos, e até mesmo sua arte.



diário, diário mágico, book of shadows
 O QUE DEVE SER REGISTRADO NO DIÁRIO?

O único limite para o que deve ou não deve ser registrado no diário mágico é a sua criatividade e opinião pessoal. Você pode ter um diário formal apenas para registros sobre os seus sonhos, e outro geral com figuras, colagens, desenhos, estudos: o que VOCÊ achar necessário para a sua aprendizagem, desenvolvimento e posterior consulta. O diário pode ser tanto físico quanto digital, mas na segunda opção ele deve ser mantido em nuvem e privado: o diário mágico possui todas as suas fraquezas (você deve ser sincero nele), portanto pode ser explorado para ataques astrais.

Segue abaixo o que Veos diz sobre o diário mágico.

Nos primeiros anos de meu treinamento, eu era obcecado em manter o diário das minhas práticas mais detalhadas que eu pudesse. Eu tenho uma caixa cheia de diários desse período. Nesse ponto no meu treinamento, eles me ajudaram imensamente. Eu não tinha professor encarnado em quem me apoiar, e ninguém para me repreender sobre práticas que eu não havia feito ou me ensinar sobre as armadilhas de várias técnicas. Assim, mantendo um diário detalhado, eu fui capaz de ver como tudo na minha vida era afetado pelo treinamento mágico, e como, em dias em que eu tirava uma “nota baixa”, havia tendências no que eu fazia durante o dia fora do treinamento, e da mesma maneira em dias nos quais eu tirava uma “nota alta”. Dessa maneira eu fui capaz de ver ciclos, ao ponto que notei que em dias diferentes do ciclo lunar eu tiraria mais ou menos a mesma nota, e era capaz de determinar o forte efeito da lua no trabalho espiritual. Eu era muito severo comigo mesmo se perdia um dia que fosse, e me puniria de acordo fazendo jejum das coisas que gostava.

Era comum para eu fazer uma tabela e classificar meu sucesso em minhas práticas em três modos:
1) ao fim de cada dia eu classificaria o sucesso das práticas
2) ao fim de cada semana eu classificaria o sucesso e a consistência das práticas
3) ao fim de cada mês eu avaliaria o meu progresso geral naquele mês.

Descobri que o uso de números era de grande ajuda. A conta era simples. Se, no fim do mês, depois de adicionar todos os números, eu tinha uma nota final alta, então eu havia feito um bom progresso aquele mês. Se eu tirei uma nota baixa, eu sabia que precisava trabalhar com mais esforço e ajustar a minha vida para ajudar mais o meu treinamento mágico. Descobri que essa ideia era geralmente verdadeira e funcionou para o meu benefício de uma maneira prática.

diário, diário mágico, book of shadows

 Eu não mais mantenho um relato diário das minhas práticas. Depois de alguns anos descobri que, ao entrar em níveis mais profundos em minhas meditações, o sucesso naqueles dias era menos em relação aos resultados e mais à quanta “limpeza espiritual” eu havia executado. Os dias nos quais o treinamento mágico era mais difícil eram os melhores dias. Quando escrevia num diário, eu julgava as minhas práticas do ponto de vista da paz e da serenidade sentidas posteriormente durante o dia. Geralmente, contudo, eu mantenho apenas dois diários importantes para um mago: o diário detalhando todas as conversações com espíritos, e o diário detalhando todo trabalho ritual e seus efeitos.

POR QUE TER E MANTER UM DIÁRIO MÁGICO ATUALIZADO?

A memória física é falha – a não ser que você tenha memória eidética – registrar o que você aprendeu e experienciou terá uma importância sem precedentes futuramente. Ao colocar no papel – o ato devidamente de registrar – você passa a compreender melhor a experiência que acabou de passar, pois, para escrever é necessário fazer um resumo geral e reviver o dia ou a experiência que você está registrando. 

diário, diário mágico, book of shadows É uma forma de ter um melhor controle sobre o treinamento: você identifica em quais pontos você não está se esforçando o suficiente ou em quais pontos você deixou de treinar diversas vezes. Em uma entrevista, Terry Crews revelou que durante o desenvolvimento dos seus músculos, ele frequentemente parava para observar se algum músculo do corpo estava mal desenvolvido para então focar nele, é isto que o diário mágico provê: uma observação ampla de si mesmo. 

Você observará, com o passar dos tempo e com os registros, que você não apenas se transformou, mas mudou de opinião muitas, que um sonho sobre um anjo talvez tenha sido influenciado por uma linda estátua angelical que você viu e se impressionou quando passou na frente de um museu. E em outros casos, que o sonho não teve influência alguma externa e que seus símbolos surgiram como um conselho, um aviso ou até mesmo como um sinal de mal desenvolvimento ou de “continue firme!”. 

Perceberá que algumas projeções astrais não foram projeções astrais de fato, e sim sonhos intensos, porque anotará o quão intensa e verdadeiramente transformadora é uma projeção astral real – inconfundível - quando acontecer de fato.

“O diário mágico te possibilidade enxergar todas as influências que te afetam.” – Martin Faulks.

O diário mágico te coloca no seu lugar: revela o limite das suas habilidades, do seu pensamento e do seu treinamento, ao perceber a causa e efeito de todas as suas ações, você compreende o quão limitado é a perspectiva de um único momento da vida, pois no diário mágico está registrado a perspectiva de meses, anos e décadas: você percebe o seu crescimento, de um bebê para um Magista e de um Magista para um Mago. O diário mágico forma os neurônios da mente total que compõe sua jornada, ao reler o diário mágico você viaja, não apenas por memórias, mas por sensações e experiências que teve, e com um novo amadurecimento, com uma nova visão você pode compreender coisas que não compreendeu naquele tempo e até mesmo rir do que pensou ter compreendido e que não passou de puro orgulho e infantilidade.

“O diário mágico amplifica suas estratégias e abordagens que são efetivas e descarta aquelas que não são.” – Martin Faulks.

FORMATO

Não existe um padrão para o diário mágico, mas o formato básico deve possuir alguns pontos essenciais:

Sol em (signo em que o Sol está no momento) Lua em (signo em que a Lua está no momento).

Ou seja:



Se o Magista acreditar que seja necessário, pode colocar o mapa astral completo do local de onde está escrevendo no momento. 

Para fazer o mapa astral do céu no momento: https://www.astro.com/


Isso é feito para futuramente, ao analisar todo o diário, observar se os astros influenciaram algum acontecimento interior ou exterior – que tenha impactado no treinamento, nos sonhos ou na vida mundana. Nas evocações, ajuda a perceber se os astros influenciaram negativamente ou positivamente a evocação, pois sabemos que as evocações respondem melhor a determinados transes astrológicos.


diário, diário mágico, book of shadows
 E nas palavras de Franz Bardon...

Seus sucessos, fracassos, tempos de duração dos exercícios e eventuais perturbações deverão ser anotados cuidadosamente num diário mágico. Esse diário servirá para o controle pessoal de sua escalada. Quanto mais consciencioso você for na consecução dos exercícios aqui descritos, tanto melhor será a sua assimilação dos restantes. Elabore um plano preciso de trabalho para a semana entrante ou para o dia seguinte. E principalmente, cultive a autocrítica.

Adote um diário mágico a tome nota de todas as facetas negativas de sua alma. Esse diário deve ser de seu use exclusivo a não deve ser mostrado a ninguém; é um assim chamado livro de controle, só seu. No autocontrole de seus defeitos, hábitos, paixões, impulsos a outros traços desagradáveis de caráter, você deve ser rígido e duro consigo mesmo. Não seja condescendente consigo próprio, não tente embelezar nenhum de seus defeitos a deficiências. Medite a reflita sobre si mesmo, desloque-se a diversas situações do passado para lembrar como você se comportou aqui ou ali, quais os defeitos a deficiências que surgiram nessa ou naquela situação. Tome nota de todas as suas fraquezas, nas suas nuances a variações mais sutis. 

Quanto mais você descobrir, tanto melhor. Nada deve permanecer oculto ou velado, quer sejam defeitos a fraquezas mais evidentes ou mais sutis. Aprendizes especialmente dotados conseguiam descobrir centenas de defeitos nos matizes mais tênues; dispunham de uma boa capacidade de meditação a de penetração profunda na própria alma. Lave a sua alma até que se purifique, dê uma boa varrida em todo o seu lixo. Essa autoanálise é um dos trabalhos mágicos prévios mais importantes. Muitos sistemas ocultos negligenciam-no, a por isso também têm pouco sucesso. Esse trabalho prévio na alma é a coisa mais importante para o equilíbrio mágico, pois sem ele não há possibilidade de uma escalada regular nessa evolução. 

Devemos dedicar alguns minutos de nosso tempo, na parte da manhã a também à noitinha, ao exercício de nossa autocrítica. Dedique-lhe também alguns instantes livres de seu dia; use esse tempo para refletir intensamente se ainda há alguns defeitos escondidos, a ao descobri-los coloque-os imediatamente no papel, para que nenhum deles fique esquecido. Sempre que topar com algum defeito, "Não hesite, anote-o imediatamente!

Bons Treinos!

BIBLIOGRAFIA

BARDON, Franz: Magia Prática: O Caminho do Adepto; um curso em dez etapas teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Ground, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário